Cantina Social

A Cantina Social insere-se na Rede Solidária das Cantinas Sociais e constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, que tem como fim suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições. Para concretizar este objetivo, são asseguradas as refeições do almoço e do jantar, as quais são transportadas devidamente embaladas pelo beneficiário e preferencialmente consumidas no domicílio. Excecionalmente, podem ser tomadas no local de funcionamento da Cantina.

A Cantina Social pressupõe uma estrutura já existente e em funcionamento para outras respostas sociais, de forma a maximizar os recursos já existentes. As situações são referenciadas pela Segurança Social ou por outras entidades da Rede Social da Lousã.

De modo a facilitar o acesso às refeições, a Santa Casa da Misericórdia da Lousã, enquanto entidade responsável pela gestão da Cantina Social, estabelece parceria com outras Instituições Particulares de Solidariedade Social, existentes no concelho, nomeadamente a Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras, e o Centro Social e Cultural do Pinhal.

O horário de funcionamento dos polos de confeção/distribuição é definido por cada entidade parceira.

Na Santa Casa da Misericórdia da Lousã, o horário estabelecido é das 12h às 12h30, para almoços, e das 17h às 17h30, para jantares, durante todos os dias da semana. Aos fins-de-semana e feriados o horário funciona entre as 12h30 e as 13h, para levantamento de almoços e jantares.

Na altura do levantamento das refeições, o beneficiário faz-se acompanhar de recipientes adequados para que a refeição seja devidamente embalada e acondicionada. Cada refeição é constituída por uma sopa, prato de peixe ou carne, um pão e uma peça de fruta ou sobremesa.

O beneficiário procede ao levantamento da refeição na instituição que mais se aproxima geograficamente do seu local de residência, ou que é definida pelo técnico gestor de caso como a que melhor se ajusta à situação em causa, de acordo com o anteriormente referido. Antes do levantamento da refeição, faz parte dos procedimentos o beneficiário dirigir-se ao gabinete da ação social e registar a receção da refeição.